Como é a sua busca pela felicidade?
- rosecrpsi
- 4 de mar. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de jul. de 2024
A busca pela felicidade constante tem sido um fator que tem se alastrado nas pessoas. Cada vez mais as pessoas têm sentido dificuldades de lidar com as frustrações, as faltas e incertezas e têm feito uma corrida incessante em busca por ser feliz simplesmente, como determinante de suas decisões na vida.
Vale dizer que a questão não é sobre ter que optar por ser infeliz, mas saber que nenhuma decisão que se tome irá trazer apenas felicidade, este é o ponto de fundamental importância. Cada decisão que se tome na vida tem sua parte de coisas boas e coisas não tão boas; tem satisfação, mas também pode ter renúncias e dores e tem ganhos e perdas. Afinal, escolher é também perder.
Deste modo, não há decisão que venha carregada apenas de felicidade e se disserem o contrário é falácia. A felicidade virá como consequência e, muitas vezes, ocorrerá em um segundo momento. Às vezes, a decisão tomada pode ser difícil e, inicialmente, vem permeada de incertezas, de angústia e medo e num futuro traga felicidade.
Veja só! Quando você vai ter uma conversa sobre algo que seja importante para você e você sabe que será um assunto desagradável, mas que depois te fará bem. Ou deixar aquele emprego que você já estava acostumada, mas sente que precisa arriscar outra coisa; enfim... Veja que, a princípio, são decisões com fatores difíceis e que podem trazer emoções desagradáveis, mas que posteriormente trará situações felizes e agradáveis.
Vivemos num tempo em que “o importante é ser feliz” e sim precisamos estar bem com nossas escolhas, mas é preciso estar cientes da impossibilidade do estar feliz o tempo todo. É preciso estar cientes que momentos bons e alegres virão, mas não serão uma constante e isso precisa ser normalizado. A vida não é reels de instagram em que se pode recortar e resumi-la nas melhores partes. É preciso tomar cuidado com as promessas de felicidade, como se para ser feliz tivesse receita.
Essa busca incansável pela felicidade absoluta têm desgastado as pessoas e as tornado ainda mais infelizes. Vivemos numa sociedade que impõe essa obrigação de ser feliz, o que produz pessoas frustradas e cansadas. A vida é construção diária e a felicidade também é e precisamos normalizar isso, senão, só iremos continuar criando uma geração de gente ainda mais infeliz e adoecida.
O que se pode fazer então, talvez, seja buscar aproveitar mais os momentos de felicidade que vêm em cada decisão e aceitar e entender que os esforços e sacrifícios também virão no combo dessa decisão, mas sem que isso tenha que ser tão pesado. Por isso é sempre importante identificar e seguir os caminhos que sejam mais leves de serem percorridos. Se precisar de ajuda, conte comigo!

Rosilene Celestina Ribeiro
Psicóloga Clínica CRP 04/55362
Especialista em Psicanálise e Saúde Mental.